Cá na terra

A vida como ela é(?) cá na terra do sr Vegeta Da Silva ... ou como fazer um bolo igual ao da filha da Srª Dª Adelaide dos ovos.

A minha foto
Nome:
Localização: Freixo de Santa Comba de Espada à Cava, Portugal

domingo, fevereiro 04, 2007

"Abifa-te, avinha-te e abafa-te" ou "Santinho"

Já chegou cá à terra a fruta da época invernal, entenda-se as constipações. Começou por dar no sr Venceslau do papagaio, que teve de ficar de cama. O problema foi que a senhora dele não foi na conversa de ele trazer a constipação para o leito do casal, que afinal ela é uma mulher séria e não vai nessas estórias de modernices a três, e pô-lo a dormir com o papagaio. Quem ficou mal nisto tudo acabou por ser o pobre do bicho, que também se constipou e foi espirrando as penas até à calvice total, coitadito.
Mas terrivel, mesmo calamitoso, e desastroso também, foi o sr Eusébio do café também ter ido parar à cama, e não poder abrir o estabelecimento. É que sem sr Eusébio o café não abre, e se o café não abre não há minis, nem reuniões da colectividade, nem torneios de bisca e dominó. E depois aparecem os sintomas de privação. Dizem que o sr presidente da colectividade tremia que nem uma vara verde, apesar de estar meio acinzentado, devido ao facto de não poder reunir com o "setafe" da colectividade. E o que dizer do Carlinhos do TIR, que não pode sair com o camião por falta de combustivel?! Isto de não haver minis é muito tramado é!
Cá por casa a minha senhora seguiu os concelhos da sua tia avó Nicermina das trouxas, e tratou logo de se precaver com os três ÀS. E o que são os três Às? Muito simples, são garrafas de óleo de girassol que se compram na venda da Srª Dª Fernanda. Mas para este caso não servia e teve mesmo de ser a tradicional mézinha de "avinha-te, abifa-te e abafa-te", coisa que eu segui à letra, diga-se. "Avinha-te", disse a minha Maria, e eu avinhei-me. Fui à adega e trouxe um garrafão de 5 litros de vinho novo e vi o compacto da menina Floribela com um novo olhar. "Abafa-te Silva!"; E eu abafei-me, mas como não tinha nenhum cobertor à mão, assobiei para o Mondego, o cão pastor do sr Silvério das ovelhas, que calhou vir a passar e deixei que o animal se "avinhasse" ao meu lado. Depois foi só dormir a soneca junto com o casaco de peles que ele insiste em trazer todos os dias. "Abifa-te homem de Deus!"; E que era suposto eu fazer? Lá tive de me desabafar, embora me deixásse estar avinhado, que penso também que não teria outra opção, e fui até ao frigorifico buscar um bife. Agora o meu dilema foi, com carne do lombo, acém, vazia, pojadouro e sei lá eu mais o quê, que raio de bife é que era o indicado para esta situação? Fartei-me de escarafunchar os miolos mas fiquei na mesma e decidi que o melhor era levar dois de cada. Sim, dois de cada, que o pobre do Mondego também é criatura de Deus e tem todo o direito a "abifar-se" comigo a ver a menina Floribela, ora essa.
"Olha lá ó Silva, e resultou?"; com toda a franqueza nem sei, mas digo-vos uma coisa, esta receita só podia vir mesmo da familia da minha sogra, porque fiquei com uma dor de cabeça do tamanho do boi sr Vitorino por causa do "avinha-te", uma carrada de pulgas por causa do "abafa-te", e tenho os cachorros cá da terra todos à perna por causa do "abifa-te", raios parta a danada da senhora... "Atchim!"... Santinho, Mondego...

Etiquetas: , , , , , , ,